Trabalhar online é uma tendência que cresceu bastante, sobretudo na última década. Recentemente ganhou um impulso, por causa do Covid-19, que fez governos adotarem medidas de quarentena e isolamento social.
Quem já é adepto da modalidade de trabalho sabe que exige bastante disciplina e foco. Quem está começando ou pensando em começar, no entanto, talvez ainda não tenha uma ideia de como funciona, e pode ter dúvidas em relação a esse tipo de trabalho. Será que vale a pena?
Para responder a esse questionamento, vamos apontar alguns pós e contras do trabalho online. Assim, fica mais fácil de você avaliar se é a sua praia ou não.
Além disso, vamos dar dicas de tipos de trabalhos que são normalmente desenvolvidos via internet. Acompanhe nosso post!
Vale a pena trabalhar online?
O trabalho online é como qualquer outro. No trabalho formal se você não produz, não fica no emprego, no online, se não produz, não consegue fazer sua renda e se manter.
Vamos contar quais as vantagens e desvantagens desse tipo de trabalho, assim você consegue analisar e se identificar ou não com a modalidade.
Principais vantagens do trabalho online
- você não enfrenta trânsito diariamente;
- você tem mais tempo para você, porque as horas que perderia fazendo o trajeto de casa ao trabalho e vice-versa podem ser aproveitada junto à família ou para realizar alguma atividade que queira;
- se você trabalhar como freelancer, será seu próprio patrão;
- o trabalho freelance permite a flexibilização do horário de trabalho, ou seja, se você quiser trabalhar apenas quatro horas diárias, pode fazer isso, desde que se organize bem;
- você pode ter uma renda maior do que em um emprego formal;
- você pode se descobrir como empreendedor e quem sabe até ter seu próprio negócio;
- pode trabalhar de qualquer lugar do mundo: digamos que você queira viajar e conhecer lugares, mas, é claro, precisa trabalhar. Trabalhar online permite isso, basta ter sempre acesso à internet.
Principais desvantagens do trabalho online
- se você não organizar os trabalhos, pode trabalhar em turno dobrado para poder dar conta de tudo que acumulou;
- o isolamento pode se tornar um ponto negativo, pois, se por um lado é excelente por causa do silêncio, com o tempo pode se tornar solitário. Uma saída para isso são os espaços coworking, em que você divide espaços de trabalho com outros profissionais;
- se você não tem um espírito mais empreendedor e aventureiro pode se sentir inseguro e não deslanchar no trabalho freelancer;
- perder a privacidade enquanto trabalha: se você não mora sozinho e não tem um espaço isolado, a movimentação em casa pode atrapalhar a sua concentração e o seu trabalho pode render menos;
- como freelance, não ter os benefícios trabalhistas: férias remuneradas, plano de saúde e registro na carteira são coisas que você não terá. Caso seja MEI (microempreendedor individual) terá o recolhimento de INSS. No entanto, se for um bom empreendedor, se o negócio der certo e se você souber cuidar das finanças, os ganhos podem compensar a ausência desses benefícios.
Tipos de trabalho online
Conforme dissemos, o trabalho online pode ser com vínculo empregatício ou freelance.
Existem várias opções para quem quer trabalhar online. Temos dois artigos com algumas ideias — faça a leitura, damos dicas incríveis:
- Trabalhar como freelancer: 5 dicas para ter uma renda extra
- Negócios digitais: 5 exemplos para sua inspiração
Gostou de nosso artigo? Comente e compartilhe!