Psicologia: os traços do rosto revelam a personalidade?

Nosso post de hoje é sobre os traços do rosto e o que eles dizem sobre cada pessoa.

Como é um aspecto que deve ser bem observado por quem cria caricaturas, será interessante abordar o assunto, mesmo que por curiosidade.

É intrigante ver como uma simples característica pode dizer tanto sobre alguém. É claro que esse não é o objetivo da caricatura, mas nunca é demais ter conhecimentos sobre essa percepção. Isso pode, inclusive, ajudar a captar dicas para o desenho.

Os traços do rosto e a morfopsicologia

A área que estuda os traços do rosto é chamada de morfopsicologia. Não é exatamente uma ciência, é, aliás, denominada pseudociência.

É interessante apontar que a morfopsicologia tem sua origem na década de 30, resultados de estudos do psicólogo Louis Corman e que é origina a partir de observações e correlação com o comportamento humano.

Para trazer mais informações para vocês, fizemos uma pesquisa na Ecole Brasil, escola francesa presente no país que ministra curso dessa área de estudo.

Lá encontramos esta definição: “A morfopsicologia é uma ferramenta de compreensão da personalidade das pessoas através das características do rosto.” e um artigo bem bacana, sobre a importância de interpretar traços e expressões faciais.

Segundo a escola, essa importância é benéfica por diversos motivos, principalmente porque norteia algumas decisões, inclusive, em contratações para vagas de emprego.

Trazendo isso para o nosso contexto, podemos afirmar que conhecer algumas características e conseguir associá-las ao perfil da pessoa, pode ajudar um pouco na hora de criar uma caricatura.  Quer ver?

Curiosidades sobre os traços do rosto e a personalidade

Veja o que alguns traços podem nos dizer sobre alguém:

  • rosto redondo: costumam ser pessoas tranquilas, gentis, calorosas, otimistas e espontâneas;
  • rosto angular: também chamado de triangular. São pessoas bastante sensíveis, seletivas e independentes;
  • testa alta: é muito inteligente e se expressa como ninguém. Adora aprender e estuda de tudo;
  • testa média: também inteligente e bastante organizada. Tem facilidade para digerir  e compreender diversos tipos de informações;
  • olhos grandes: essa característica costuma definir pessoas curiosas, imaginativas, criativas e intelectuais. Odeiam o tédio;
  • olhos pequenos: indicam pessoas que gostam de resolver tudo rapidamente e não gostam de perder o foco quando estão fazendo algo;
  • queixo largo: geralmente define pessoas com bastante resistência física. Práticas, não se importam de ficar no comando tanto na vida pessoal quanto na profissional;
  • queixo estreito: demonstra pessoas refinadas e exigentes, que gostam de aproveitar os prazeres da vida. Sabem se impor com classe e privilegiam relacionamentos de qualidade.

É claro que quando for criar, você não vai se basear pelo que os traços dizem sobre a personalidade. No entanto, você pode lembrar disso e analisar as caricaturas que faz e comparar com essas características. Isso fará com que você apure cada vez mais sua percepção em relação aos traços que se destacam em alguém.

Dessa forma, suas caricaturas ficarão cada vez melhores e os clientes cada vez mais satisfeitos!

Esperamos que tenha gostado das curiosidades de hoje.

Nos vemos no próximo post!

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar