Caricatura é o desenho humorístico de uma pessoa, com ênfase e exagero em suas características, hábitos, gestos ou vícios. O desenho se caracteriza também pela distorção e pelo uso de poucos traços.
Você certamente sabe o que é caricatura, mas já parou para pensar qual a sua origem? Veja, de forma bem breve, em que época esse tipo de desenho surgiu.
A palavra tem origem na língua italiana e deriva de caricare, que significa exagerar em algo ou aumentar a sua proporção.
Na História da Arte, a caricatura data do final do século 17, quando foi introduzida por um membro de uma família de artistas italianos, os Carracci. Também foi quando o termo apareceu pela primeira vez, em 1646.
No Brasil, a arte surgiu no início do século 19, com nomes como Manuel de Araújo Porto-Alegre, Rafael Bordalo Pinheiro, Cândido Aragonez de Faria e Angelo Agostini. Era o início de um mercado que passou a formar escolas e promoveu o surgimento de muitos jornais e revistas ilustrados.
Tipos de caricaturas
As caricaturas podem ser definidas por seu estilo. Conheça alguns deles:
Desenhos satíricos
São bastante comuns no jornalismo político. Normalmente usados em mídia impressa e normalmente têm a intenção de ridicularizar uma visão oposta ou algum desafeto por meio da sátira. Este tipo de caricatura é bastante encontrado em charges.
Os desenhos costumam focar nas características mais fortes ou mais fracas de seu alvo, sejam elas físicas sejam traços comportamentais. Do mesmo modo, podem também focar em alguma declaração pública que tenha causado alguma polêmica.
Desenhos grotescos ou distorcidos
As caricaturas do tipo grotesco — ou distorcidas — são criadas por propósito humorístico ou para gerar polêmicas ou controvérsias. Geralmente, têm teor crítico ou político.
Caricatura cartoon
Este tipo segue uma linha menos exagerada. As características marcantes dos caricaturados continuam sendo enfatizadas, mas de forma mais sutil.
O desenho do rosto fica mais próximo do que realmente é, a parte engraçada geralmente fica por conta do contraste entre o tamanho da cabeça e um corpo menor.
A aplicação deste trabalho faz bastante sucesso marcando comemorações como formaturas, casamentos, aniversários e outras. Além disso, há um forte apelo nos negócios, muitos usam este tipo de caricatura para criar seus logotipos ou para algum outro tipo de publicidade.
Crie caricaturas mesmo sem saber desenhar!
Inicialmente, a caricatura era desenvolvida por quem tinha o dom de desenhar. No entanto, com as tecnologias evoluindo à velocidade da luz e trazendo cada vez mais inovações, isso mudou um pouco.
Hoje, qualquer pessoa pode criar caricaturas, afinal, há métodos inovadores que permitem que se crie caricaturas sem que precise saber desenhar.
Se você se interessou, deve conhecer o curso da Caricaturbo. Voltado tanto para iniciantes quanto para quem já tem domínio da área, tem uma metodologia incrível pela qual o aluno cria desenhos a partir de moldes.
Sabe o que é melhor? Consegue fazer disso uma renda extra! Muito bom, não é?
Esperamos que tenha gostado do artigo de hoje e que nos acompanhe, pois teremos muitas novidades por aqui.
Quer comentar, dar sugestões ou tirar dúvidas? O espaço dos comentários é todo seu!
Ramiro Lanz
Criou o método Caricaturbo em 2016 para compartilhar sua técnica com milhares de pessoas. Em 2018 atingiu a marca no Hotmart com mais de 2 mil alunos gerando mais de 1.800 novos empregos e negócios por todo Brasil na área de sublimação.
1 comment
Eu saudade ver desenho vc pode